Intercom/Expocom

agosto. 10, 2005

Cinco trabalhos das Faculdades Integradas Barros Melo foram selecionados para o XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), que acontece de 5 a 9 de setembro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). São três trabalhos de professores e dois de alunos - esses serão apresentados durante um evento que faz parte do Intercom, a XII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Um dos trabalhos de alunos é o curta-metragem de animação Banheiro Massa - segundo filme do Núcleo de Animação da Barros Melo - produzido pela equipe liderada por Romero da Fonte (Publicidade) e orientada pelo professor Marcos Buccini. A produção participa na categoria Cinema e Vídeo, concorrendo na subcategoria Desenho Animado. O resultado será anunciado na solenidade de premiação da Expocom, no dia 07 de setembro. O outro, da aluna de jornalismo Camila Badu, orientada pelo professor José Caminha, concorre na categoria "Projeto de Assessoria de Imprensa". A aluna de jornalismo Camila Badu teve seu trabalho aprovado na (Expocom). O projeto dela nasceu de sua experiência de estágio na Prefeitura de Igarassu: Camila criou um plano integrado de comunicação para a Prefeitura de Igarassu que contempla desde a solução de problemas básicos na estrutura da secretaria - como instalação de linha telefônica e fax - até soluções diferenciadas, como a criação de quiosques, house organ e a produção de cinco comerciais de TV para vender a imagem do município e depois criou roteiro, filmou e editou os comerciais. Além dos trabalhos selecionados, a aluna Mércia Barros Pereira Lopes irá participar de uma mesa de temas livres, sobre Novas Formas de Comunicação. A escolha da aluna foi feita a partir de um capítulo da sua monografia de conclusão de curso. Entre os trabalhos de professores está "O jornalismo na Guerra do Iraque: a relação entre jornalistas, militares na era dos repórteres embutidos". O trabalho é do jornalista Antônio Martins Neto. O coordenador do curso de Jornalismo José Caminha também teve seu trabalho selecionado. O tema é "O Brasileiro Imaginário: Reflexões Teóricas Sobre Literatura, Mídia e Mestiçagem". O terceiro trabalho foi produzido pelas professoras Mônica Fontana e Luciana Jordão e tem como tema "O Pecado de Sin City - Adaptação dos Quadrinhos para o Cinema". Saiba mais: Expocom/Intercom Assista ao curta Banheiro Massa Núcleo de Animação Assista aos vídeos produzidos por Camila Badu Baixe, em PDF, os arquivos do material produzido pelos professores: