AESO - Faculdades Integradas Barros Melo




Oficinas de Verão: Laboratório de roteiro para cinema


Cinema e Audiovisual
dezembro. 20, 2018

História, personagens, contexto dramático, cenas e diálogos fazem parte da programação

Segundo Werner Herzog, famoso cineasta alemão, “não se deve levar mais do que cinco dias para escrever um roteiro”. Com base nisso, o professor Luiz Otávio Pereira ministra a Oficina de Verão, Laboratório de roteiro para cinema (ficção), e desafia os participantes a elaborarem um projeto, entre os dias 21 de 25 de janeiro, nas Faculdades Integradas Barros Melo (AESO).
 
Alunos de Cinema e Audiovisual, de Rádio, TV e Internet, e pessoas com algum conhecimento sobre formatação de roteiro, e que estejam dispostas a desenvolver uma ideia para filme de ficção, podem participar da turma.
 
Inscreva-se aqui.
 
A cada encontro serão discutidos aspectos importantes de cada projeto tais como história, personagens, contexto dramático, cenas e diálogos, além do estilo e voz do autor.
 
A oficina tem vagas limitadas. A carga horária de 20h é divida em aulas de 8h às 12h, de 21 a 25/01.
 
Sobre o orientador
 
Luiz Otávio Pereira é realizador e roteirista de cinema, tendo escrito longas e curtas-metragens de ficção. É Mestre em Comunicação pela UFPE e professor dos cursos de Jornalismo e Cinema e Audiovisual da AESO-Barros Melo, onde ensina roteiro e direção cinematográfica, entre outras disciplinas.
 
Confira o cronograma:
 
Dia 1 – formas de estimular o surgimento de ideias; apresentação de ideia para filme de ficção; importância em passar ideias para o papel.
Dia 2 – leitura e discussão sobre textos escritos a partir da ideia base; apresentação e desenvolvimento de personagens.
Dia 3 – formas de organizar e expandir a ideia em imagens e cenas; leitura e discussão de primeiros esboço de cenas.
Dia 4 – exercícios para desenvolver cenas e diálogos; encontrar a voz do personagem.
Dia 5 – apresentação de material desenvolvido ao longo dos encontros anteriores; considerações sobre cada projeto.
 
SOBRE AS OFICINAS DE VERÃO

As atividades contemplam as áreas das Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Design Gráfico, Fotografia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, RTVI, e visam promover a integração da AESO-Barros Melo com a comunidade onde a instituição de ensino está inserida.

Os cursos, com duração mínima de 16h, são ministrados por professores da FIBAM e convidados. Os participantes têm direito a certificado, desde que tenham frequência comprovada de, ao menos, 80% da carga horária. 

oficina - Cinema e Audiovisual -

voltar