Oficinas de Verão: Projetos editoriais, revistas e livros de artistas

Artes Visuais
dezembro. 20, 2018

Traplev comanda o encontro na AESO-Barros Melo

Dentro da programação das Oficinas de Verão, previstas para o mês de janeiro, as Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) oferecem aulas de Projetos editoriais, revistas e livros de artistas, com o mestre em Artes Visuais, Traplev. A atividade acontece de 14 a 21 de janeiro de 2019, 14h às 17h, na sede da instituição. As vagas são limitadas.

Inscreva-se aqui.

A oficina oferece um panorama crítico sobre os projetos editoriais de arte, e livros de artistas, a partir da apresentação de algumas publicações de referências moderna e contemporânea. Entre os movimentos que serão estudados, ganha destaque o Poema-Processo, coletivo que iniciou as atividades simultaneamente em Natal e no Rio de Janeiro, em 1967, se expandindo para várias regiões do Brasil, e fazendo parte do movimento de arte correio dos anos de 1970/80.

Com rico acervo de publicações, Traplev trará vários exemplos e formatos para dialogar a respeito das possibilidades gráficas com os participantes. Ao final, todos devem confeccionar uma publicação coletiva e/ou individual.

Sobre o convidado
Traplev é artista e mestre em Artes Vsuais (2007) pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis. Expõe, regularmente, desde 1999, em diversas cidades do Brasil. Entre as últimas exposições, participou de -  2018: Arte, democracia e Utopia curadoria de Moacir dos Anjos, Museu de Arte do Rio, RJ; MitoMotim, curadoria de Júlia Rebouças Galpão Videobrasil, SP; 2017: Bandeiras da Revolução, curadoria Moacir dos Anjos, Fundaj, Recife; Frestas Trienal de Artes do SESC Sorocaba, SP, e “Vivemos na melhor cidade da América do Sul” na Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, RS.

Foi editor geral da publicação Recibo de Artes Visuais, criada em 2002. Concentra ações no contexto da crítica e proposições de difusão e circulação das ideias. Para mais informações, veja: https://traplev.hotglue.me/.

Confira o cronograma:
Aula 1 - Apresentação e projetos editoriais do artista.
Traplev é fundador e editou, de 2002 a 2016, o projeto Recibo de Artes Visuais, publicando 18 números com mais de 74 mil exemplares de distribuição gratuita. Hoje em dia desenvolve outro projeto editorial que foge do formato comum das páginas em papel: as “almofadas pedagógicas”, uma espécie de caderno índice de movimentos de justiça social do Brasil.

Aula 2 - Poesia Concreta e Poema Processo, dois movimentos de poesia visual no Brasil dos anos de 1950 e 1960. Os dois principais movimentos que migram e se fundem entre literatura e artes plásticas vão influenciar muito na produção artística brasileira dos anos seguintes.

Aula 3 - Livros de artista e projetos editoriais: quais as diferenças no contexto da arte? Livros e revistas de artistas como processo e ou como obra: o que os torna diferentes e especiais? Exposições como livro, livro como exposição, produção gráfica literária e visual.

Aula 4 - Orientação e apresentação de produção. Dialogar e orientar a produção dos participantes, propondo, em primeiro momento, conhecer a produção e, a partir dela, provocar exercícios e experimentos visuais e gráficos.

Aula 5 - Orientação e apresentação de produção. Seguindo o diálogo, a proposta é pensar em formatos e material para edição das publicações coletivas e/ou individual.

Aula 6 - Avaliar os experimentos e a produção dos participantes. Definir, montar e editar o que foi produzido, discutindo também a importância e relevância dos conteúdos escolhidos e abordados.

artes visuais - oficina -