POLÍCIA, SOCIEDADE E DEMOCRACIA

agosto. 09, 2005

Nos dias 19 e 20 de agosto acontece em Recife o seminário Polícia, Sociedade e Democracia, no auditório do Banco Central. Os estudantes da Barros Melo que participarem terão direito a horas de atividades complementar. O evento é promovido pela organização Delegados pela Cidadania, uma entidade não-governamental formada por delegados de polícia que busca fortalecer a cidadania com foco na Defesa Social. O evento tem entre os seus temas a discussão do papel da polícia numa sociedade democrática, a militarização da segurança pública e as políticas públicas de Defesa Social. Entre os alestrantes estão profissionais de vários estados brasileiros, como o ex-secretário nacional de segurança pública Luiz Eduardo Soares, do Rio de Janeiro, e o professor Marco Cepik, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O professor da Barros Melo José Luiz Ratton coordena o evento junto com o delegado Marcelo Barros Correia. Ratton também é um dos expositores. Ele falará sobre Perspectivas das Organizações Policiais nas Democracias Contemporâneas. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão um certificado ao final do evento. Inscrições apenas por telefone (3051.2604/9147.9249) ou pelo site. (81) 91320636 (81) 91479249 contato@delegadospelacidadania.org.br Programação do Seminário Polícia, Sociedade e Democracia LOCAL: AUDITÓRIO DO BANCO CENTRAL 19 de Agosto MANHÃ 08:30 Entrega de pastas e credenciais 09:00 Abertura: Marcelo Barros Correia (Delegados pela Cidadania) 10:00 Conferência: Luiz Eduardo Soares (UFRJ -UCAM- PRÓ-SUSP) POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA NO BRASIL: TENDÊNCIAS E DESAFIOS. TARDE 14:00 POLÍCIA E DIREITOS HUMANOS Coordenador da Mesa: Cel. Dickson (Polícia Militar de Pernambuco) Expositores: Ana Teresa Lemos - Nelson (UFRN) Fernando Matos (Gajop) 16:00 POLÍCIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE DEFESA SOCIAL Coordenador de Mesa: Fernando Silva (Centro de Cultura Luiz Freire) Expositores: Ronidalva Melo (Fundação Joaquim Nabuco) Marcelo Barros Correia (Delegados pela Cidadânia) 20 de Agosto MANHÃ 08:30 A MILITARIZAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA Coordenador da Mesa: Ulisses Viana (Juízes pela Democracia) Expositor: Jorge Zaverucha (UFPE) 10:00 SEGURANÇA PÚBLICA, FEDERALISMO E INTEGRAÇÃO DAS AÇÕES POLICIAIS Coordenador da Mesa: Mozart Araújo (Polícia Civil de Pernambuco) Expositores: Luiz Fernando Correa (Secretário Nacional de Segurança Pública) João Braga ( Secretário Estadual de Defesa Social) Luciano Siqueira (Vice-Prefeito do Recife) TARDE 14:00 POLÍCIA, CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA EM CONTEXTOS DEMOCRÁTICOS Coordenador da Mesa: Charles Lima (Ministério Público de Pernambuco) Expositores: Marco Cepik (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Jésus Barreto (Sub-Chefe da Polícia Civil de MG) 16:00 PERSPECTIVAS DAS ORGANIZAÇÕES POLICIAIS NAS DEMOCRACIAS CONTEMPORÂNEAS Coordenador da Mesa: Ademir Soares (Delegados pela Cidadania) Expositores: Luiz Flávio Sapori (Secretário-Adjunto de Defesa Social/MG - Fundação João Pinheiro José Luiz Ratton (AESO)