Foto: Gustavo Bettine.

Professor da AESO-Barros Melo lança livro sobre filmes de terror

Curso de Cinema e Audiovisual - Olinda
julho. 25, 2019

Na obra, Filipe Falcão analisa a realização de refilmagens de clássicos do gênero

A produção de remakes não é novidade no cinema. Se você curte filmes de terror, de qualquer tipo, já deve ter percebido que, nos últimos anos, muitas obras ganharam novas versões e voltaram às telonas. Atento a este fenômeno, o jornalista, e professor da AESO-Barros Melo, Filipe Falcão, apresenta, no domingo (04/08), o livro A Aceleração do Medo – O Fluxo Narrativo dos Remakes de Filmes de Horror do Século XXI, onde fala sobre o interesse da indústria cinematográfica em modernizar produções clássicas. O lançamento acontece das 17h às 20h, no Café Vicalli, na Rua Maria Carolina, Boa Viagem - Recife.

Fruto de pesquisa para o doutorado em Comunicação, pela Universidade Federal de Pernambuco, o livro, da editora Estronho, traz, em 370 páginas, estudo detalhado e aprofundado para a compreensão do que leva um filme a ganhar nova versão e, principalmente, faz o leitor compreender as características do remake: “As refilmagens sempre existiram, porém, o cinema de terror passa por uma série de processos contínuos desse tipo. É perceptível que, a maioria das grandes obras das décadas de 70/80, ganharam, estão ganhando ou vão ganhar refilmagens. Essas novas versões são muito aceleradas e, essa abordagem mais excessiva é a cara do século 21, onde podemos notar que produções recordes de bilheteria, como Velozes e Furiosos, Transformers e Os Vingadores, são filmes barulhentos e rápidos. Foi essa recodificação que notei durante o trabalho e, a ideia do livro é justamente mostrar como esses novos filmes, baseados em roteiros antigos, são retrabalhados para serem consumidos atualmente”, detalha Falcão.

Em sala de aula, Filipe ministra disciplinas que analisam essa questão, como também comanda grupo de estudos sobre o assunto na AESO-Barros Melo. O encontro permite que os alunos vivenciem os processos de pré-produção, produção e pós-produção de produto audiovisual, possibilitando o desenvolvimento de atividades de pesquisa e de questões práticas diante de um dos principais gêneros do audiovisual, o terror.

Além do título atual, o docente já assinou outros livros que também abordam filmes de horror, são eles: “Fronteiras do medo” (2015) e “Medo de palhaços”, (2016).

Serviço:

Lançamento do livro A Aceleração do Medo – O Fluxo Narrativo dos Remakes de Filmes de Horror do Século XXI - Preço: R$ 40,00
Data: 04 de agosto
 Hora: 17h – 20h
 Local: Vicalli. Rua Maria Carolina, n. 574, Boa Viagem.

aeso - barros melo - cinema -