Professora Milena Travassos participa do XXIII Encontro SOCINE

Curso de Cinema e Audiovisual - Olinda
outubro. 09, 2019

Evento reúne estudiosos de Cinema e Audiovisual, em Porto Alegre

Professora nos cursos de Artes Visuais, Cinema e audiovisual, Fotografia e Jornalismo das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), onde também ocupa o cargo de Coordenação de Pesquisa, Extensão e Intercâmbio, Milena Travassos participa do XXIII Encontro SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, na Unisinos, em Porto Alegre. Dia 11 de outubro, a docente apresenta o trabalho "Os rostos, os olhos. O trecho", no qual analisa quatro filmes do diretor russo Andrei Tarkovski, “O espelho", “Stalker”, “Nostalgia” e “O sacrifício”. “As cenas foram escolhidas pela repetição de um gesto: as personagens voltam seus olhares para a câmera. Nas imagens esses olhares convertem-se em “trecho”. Zona perturbadora a durar instantes. Zona intensa que se torna outra coisa: olho-lança, olho-poço, olho-água-rasa e olho-mesa-posta. A proposta é observar, especificamente, estas cenas”, diz a autora.

O XXIII Encontro SOCINE reúne pesquisadores e alunos de cinema e audiovisual de todo o país, bem como a comunidade geral, para trocar ideias sobre as condições do setor. O tema do evento é “Preservação de Memória Hoje”, que objetiva discutir formas de preservar a memória audiovisual do Brasil.

SOBRE MILENA TRAVASSOS

Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), Milena Travasso se dedica aos estudos da teoria da imagem, a teoria e história da arte, a estética, dando ênfase ao audiovisual, à fotografia e às artes visuais. Artista visual ligada à fotografia, ao vídeo, à videoinstalação e à videoperformance.

congresso - docente -