Foto: Marianne Daffne

Professores das FIBAM apresentam trabalhos no Intercom Nacional 2019

agosto. 19, 2019

Evento acontece de 2 a 7 de setembro, em Belém, no Pará

Os docentes Rodrigo Martins e Mayra Waquim, da AESO-Barros Melo, participam do Intercom Nacional 2019. O evento acontece de 2 a 7 de setembro, em Belém, no Pará, e fomenta a troca de conhecimento entre alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área de comunicação.

Durante o encontro, Mayra Waquim apresenta pesquisa intitulada “Mulheres gordas e sua representação em campanhas publicitárias de moda”, que foi desenvolvida a partir do trabalho de conclusão de curso de Patrícia Vasconcelos, co-autora do artigo e ex-aluna de Publicidade e Propaganda, das Faculdades Integradas Barros Melo.  “Eu ampliei o TCC e desenvolvi o estudo que fala da percepção e uso de modelos plus size nas campanhas publicitárias da loja C&A. Analisei como a marca se comporta em relação a esse público nos pontos de venda, onde encontrei disparidade entre o que a empresa mostra ser nos comerciais e como ela trata os clientes plus, presencialmente. Não havia fotos representando mulheres gordas, nem peças publicitárias fazendo menção a esse tipo de corpo”, observa.

Com duas pesquisas inscritas, Rodrigo Martins participa do evento em conjunto com a estudante do 8º período de Jornalismo da instituição, Fernanda Machado. Na ocasião, a aluna apresenta o trabalho “TV com VC: A construção de audiência no discurso televisivo”, concebido através do Projeto de Iniciação Científica das FIBAM, no qual ela foi autora e, o docente, co-autor. No artigo, ela faz a avaliação dos discursos sobre a participação do usuário no telejornalismo, observando o quadro "O Brasil que eu quero" no Jornal Nacional.

O segundo estudo, que Rodrigo leva no Grupo de Pesquisa de Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas, está relacionado aos projetos do PIBIC e ao doutorado. A análise “Para compreender a cultura participativa no telejornalismo: Práticas transmídias da audiência no quadro O Brasil que eu Quero” mostra o diagnóstico das formas de participação transmídia do usuário, a partir do modelo semiótico dos regimes de interação de Eric Landowski. Neste, o docente é o autor principal e Fernanda Machado, co-autora. “Essa é a minha terceira participação nesse mesmo congresso, onde tenho a oportunidade de apresentar pesquisas que dialogam com projetos de PIBIC que conduzi nas Faculdades Integradas Barros Melo”, comemora Rodrigo.

Mais informações no Site Oficial do evento.

aeso - barros melo - intercom -