#repercuteAESO: Gestão de Crise e Produção de Conteúdo são debatidos na Semana da Comunicação, na AESO-Barros Melo

Curso de Jornalismo - Olinda
outubro. 21, 2019

Jornalismo e Publicidade ganham nova roupagem no marketing digital contemporâneo

*Joily de Souza e Larissa Cavalcante

Nos dias 08 e 09 de outubro, as Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) promoveram a primeira edição da Semana da Comunicação. Realizado de forma conjunta pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, o evento abordou temas de interesse paras as duas áreas, como o Marketing de Conteúdo e a Gestão de Crise. Os alunos também puderam participar de atividades práticas, em oficinas de escrita afetiva e de produção de podcasts.

No primeiro dia, estiveram presentes os ex-alunos Mateus Alves, que hoje é diretor de criação da AMPLA Comunicação, e, Rodrigo Édipo, coordenador de Comunicação do INCITI, além de Fabíola Blah, diretora do JC360. Eles debateram a questão da produção de conteúdo, que se destaca no mercado da comunicação como um produto que une as áreas do jornalismo e da publicidade, ao gerar conteúdo informativo ou de entretenimento para marcas. Fabíola Blah explicou que o bom conteúdo deve ser viral e , ao mesmo tempo,  relevante para a marca.

Matheus Alves comentou que, para as agências de publicidade, o jornalismo sempre foi suporte na reverberação da propaganda e isso tem mudado com a chegada do marketing de conteúdo. Ele reforçou a importância de compreender bem o público para quem a produção se destina e tentar atender as demandas. O expositor também apresentou alguns exemplos de campanhas, como os vídeos engraçados do “Pitu é resenha” e a publicidade “Treloso Dance”, com uma música chiclete e divertida. Já Rodrigo Édipo destacou que, para atuar neste novo cenário híbrido, em que jornalismo e publicidade se misturam, é preciso descolonizar o olhar. “Qualquer pessoa tem uma história pra contar, qualquer pessoa tem um saber, ela não  precisa ser legitimada por ninguém”, revela.

O segundo dia de debates contou com a presença de Michele Cruz, da Dupla Comunicação, e Ise Figueiroa, da AMPLA Comunicação, para falar sobre formas de lidar com os momentos de crise das empresas, mais especificamente no gerenciamento das redes sociais. Ise destacou a importância dos trabalhos de CRM e SAC 2.0, que tratam de relacionamento com os clientes presencialmente e online. Ela destacou a importância de um bom atendimento ao consumidor, especialmente nas mídias digitais. “Na internet todo mundo é crítico, por isso precisamos de ferramentas próprias para lidar com esse tipo de público atual”, comenta.

Michele explicou a importância de estar sempre se preparando para uma eventual crise. “Nós temos manuais e planejamentos para crises, pois, muitos clientes têm esse tipo de case. Afinal um projeto pode ser um sucesso ou não,” afirma. Além disso, a palestrante contou que cada cliente tem uma forma específica de lidar com o problema. Além de gerenciamento de redes sociais, as agências devem orientar toda a empresa, para que, em falas oficiais e coletivas de imprensas, o que for dito não seja interpretado de maneira errada por veículos de comunicação. “Tudo o que é um ruim pode ficar muito pior, pois uma palavra mal colocada tem bilhões de interpretações”, considera.

OFICINAS - No dia 08/10 foi realizada a oficina de prática de Escrita Afetiva, com a redatora Briza Mulatinho. Os alunos acompanharam mais sobre a arte de escrever livremente, sem limitação, além, de receberem dicas da instrutora. Encerrando as atividades do evento, no dia 09/10, houve a oficina de produção de Podcast, comandada pelos irmãos Nara Ferreira e Pedro Araújo, ex-alunos das FIBAM. Os convidados deram dicas de como produzir um podcast, quais equipamentos usar, como proceder durante a gravação e auxiliaram na produção do material, no estúdio de áudio da faculdade.

laboratório - repercurteaeso -