Sucesso

maio. 04, 2006

Por Carolina Melo As Faculdades Integradas Barros Melo participaram do I Encontro de Parcerias, uma realização da Fundação Gilberto Freire, que aconteceu entre os dias 11 e 12 de abril, no Recife. O evento teve como objetivo desenvolver um trabalho direcionado à aprendizagem em grupo, gerando o fortalecimento das parcerias entre as empresas, unindo-as à Aliança Interage. Além da Barros Melo, participaram empresas como a Condômino Shopping Guararapes, a Central Pet Comércio Importação e Exportação e a Rodoviária Pernambucana, cada uma responsável por um projeto distinto. O início do entendimento entre a Sinos e a Barros Melo ocorreu por meio do professor do curso de comunicação, José Caminha, por meio do oferecimento da estrutura do Estúdio de TV da faculdade, com o apoio técnico dos cinegrafistas. Na época, para exercer suas atividades, a Sinos precisava do apoio da Barros Melo. A Sinos é uma organização não-governamental que promove a comunicação, respeitando os direitos humanos e educando as pessoas. A coordenadora de Comunicação Social das faculdades, Shirley Santana, afirmou que “o propósito desta parceria foi manter a realização de trabalhos já existentes na instituição, ampliando algumas atividades desenvolvidas na faculdade, como Janela da Cidadania, TV Solidária e Agenda Solidária. Todos os projetos têm a intenção de exercer uma integração entre a Barros Melo e as comunidades vizinhas, desenvolvendo ações de melhorias na qualidade de vida da população, entre outros”. O objetivo da parceira é trabalhar o conceito de Responsabilidade Social e ao mesmo tempo criar oportunidades para treinar os alunos para o mercado de trabalho. Com a consolidação da parceria, no final do ano passado o projeto foi submetido à avaliação no concurso promovido pela Aliança Interage – instituição que trabalha com as relações empresariais e o terceiro setor. O programa da Barros Melo com a Sinos foi premiado na categoria Principiantes, com o tema “Organização para o Desenvolvimento da Comunicação Social”. O prêmio foi de R$ 10 mil foi repassado integralmente para a Sinos. A Sinos desenvolve o trabalho chamado TV Solidária, exibido aos sábados, pela TV Universitária, durante trinta minutos. Este programa prioriza as informações voltadas aos problemas sociais, dando a vez e voz à população excluída da sociedade. Para a estudante da Barros Melo e ex-estagiária da Sinos, Maira Morais, 19 anos, a TV Solidária mostra uma visão diferente da realidade das comunidades, sem distorções. “O estágio foi uma experiência maravilhosa, aonde aprendi um pouco sobre o universo das ONG’s e pude divulgar os projetos delas para os telespectadores”, ressalta.