Tarde Criativa no polo Recife da UNIAESO

TARDE SOCIAL CRIATIVA: xilogravura, cordel e arte digital em evento de Design no polo Recife

Curso de Design Gráfico - Recife
novembro. 17, 2023

Arte regional e sustentabilidade marcaram o evento

Nesta sexta-feira (17) os alunos do curso de Design Gráfico do polo Recife da UNIAESO realizaram o Tarde Social Criativa, evento coordenado pela professora Tacila Estevam.

Os estudantes tiveram a oportunidade de criar xilogravuras no estilo cordel tendo como principal referência a arquitetura dos prédios do Recife Antigo.

Durante o evento houveram três oficinas: “Xiló Cordel Recifense”, ministrada pelo professor Antônio Nogueira, “Xiló Social Criativa”, com a participação dos alunos do Colégio ETE do Porto Digital e a “Criatividade Digital”, conduzida pelo professor George André.

Com uma capivara como mascote do evento, os alunos produziram uma oficina que abordou várias referências do Design e também se preocuparam com a questão da sustentabilidade, um dos pilares principais do evento.

As idealizadoras do evento, as alunas do curso de Design Gráfico do polo Recife Ananda Marinna, Maria Luiza Neves e Maria Fernanda criaram a identidade visual abordada em todos os ítens do evento, como adesivos, bottons e cartazes.

"As cores do evento foram escolhidas por lembrar a sustentabilidade e a utilização de elementos como a capivara, mascote do evento, por ela estar situada  no Recife", disse Ananda.

Também houve uma exposição de pôsteres dos alunos de ambos os pólos retratando o estilo Bauhaus e referências de pontos turísticos e históricos do Recife como o Marco Zero e o Cinema São Luiz.

"Usar a estética nordestina, da xilogravura, principalmente na escolha da tipografia, para remeter à arte popular", finalizou Fernanda.

PREMIAÇÃO

Para vencer a competição, os alunos imprimiram os cartazes produzidos na oficina “Criatividade Digital” e foram submetidos a votação dos melhores.

Também competiram os trabalhos realizados pelos alunos do ETE, onde três ganharam prêmios distribuídos pelos professores da banca julgadora dos trabalhos.

Além da premiação, os alunos também participaram de algumas dinâmicas com o grupo que integrou o Tarde Criativa, como responder perguntas sobre curiosidades do Recife utilizando o Kahoot e o Stop, a famosa “adedonha” online.

design gráfico - evento - uniaeso - recife -