TCC de ex-aluna da Barros Melo retrata vida de brasileiros que moram nos EUA

Curso de Jornalismo - Olinda
março. 11, 2019

“Longe de Casa” aborda os motivos da mudança e mostra como é viver em terras estrangeiras

Assumir vários papeis e apostar num Trabalho de Conclusão de Curso com formato dinâmico foi o desafio de Lizandra Mirella Costa, ex-aluna de Jornalismo das Faculdades Integradas Barros Melo. A universitária aproveitou que iria viajar e passar quase dois meses nos Estados Unidos para produzir a videorreportagem documental “Longe de Casa”, retratando a realidade de brasileiros que deixaram o Brasil para morar nos EUA.

O projeto aborda os motivos da mudança e mostra como é viver em terras estrangeiras, englobando a adaptação cultural, língua e dificuldades enfrentadas. Em 28 minutos, o vídeo, que foi registrado utilizando apenas um celular, mostra personagens falando sobre quando tomaram a decisão de morar em outro país, das recordações do Brasil, entre outras questões sociais e políticas. A produção durou seis meses e o trabalho foi gravado e editado pela estudante. “Aprendi as técnicas durante a minha participação no  grupo de estudos do Laboratório de Telejornalismo - LabjorTV da AESO-Barros Melo, estando sempre envolvida com as atividades e sob orientação da docente Ana Carolina Cavalcanti. Lá,  pratiquei as técnicas, gravações, enquadramento, imagens de apoio, captação e noção de edição”, relembra.

Em entrevista ao Portal Imprensa, Lizandra comentou sobre o ensinamento: “Às vezes é necessário sair da zona de conforto para obter experiências únicas. Pude me testar como profissional e vi que sou capaz de exercer várias funções, sem esquecer de fazer o meu melhor em cada uma delas”. Veja a entrevista completa aqui.

Assista ao documentário AQUI.

Edição, roteiro, produção e imagens - Lizandra Costa
Orientação - Carolina Cavalcanti