AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

TCC de ex-aluno é exibido em evento no Shopping Tacaruna


Jornalismo
março. 14, 2019

Documentário aborda a representatividade feminina na indústria da música pernambucana

O documentário Elas são música, dirigido pelo jornalista e ex-aluno das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), Caio Ponciano, será exibido ao público, pela primeira vez, neste sábado (16), no Rock de Mulher Circuito - Empreendedorismo e Formação para Mulheres na Música. O projeto foi idealizado pela cantora e compositora potiguar Simona Talma e a cantora baiana Andréa Martins. O evento acontece no rooftop, do Shopping Tacaruna, em Olinda. Haverá  shows, além da sessão de cinema. O trabalho foi selecionado pelo Natura Musical, com o apoio da Lei Rouanet.

O filme de Caio Ponciano entra na programação para discutir a representatividade feminina na música em Pernambuco. Elas são música reúne depoimentos de artistas que se destacam na cena local, como as integrantes do grupo Arrete, a cantora e compositora Flaira Ferro, a roadie Julia Andrade e a cantora Michelle Melo. “Questionei sobre a percepção delas em relação à baixa escalação das mulheres em festivais e a mudança para ocorrer uma crescente feminina na indústria fonográfica”, conta o jornalista.

A ideia de fazer o trabalho surgiu durante a disciplina de Videorreportagem, na AESO-Barros Melo. Ele se dedicou a esse estudo e montou o filme para apresentar como projeto de conclusão de curso. “O meu interesse pelo audiovisual já existia antes mesmo de ingressar no curso de Jornalismo, e se intensificou depois que participei do grupo de estudos Laboratório de Telejornalismo – LABJORTV, onde, entre outras coisas, estive na produção de um documentário. Foi prazeroso fazer esse TCC como um produto audiovisual e tenho algumas ideias para expandi-lo, mas que ainda estão no papel”, explica.

As narrativas do documentário exploram a história de cada uma das entrevistadas no contexto artístico em que estão inseridas. Após essa primeira mostra, Caio conta que pretende continuar exercendo a profissão, tocando em temas que incomodam e geram debates por meio de suas produções.

alunos no mercado - documentário -

voltar