Juliana Leitão/Aeso-Barros Melo/ Divulgação
Juliana Leitão/Aeso-Barros Melo/ Divulgação
Alexandre Saldanha irá participar de um painel no dia 24 de agosto, no evento que acontece em Buenos Aires
O professor do curso de Direito da Aeso-Barros Melo, Alexandre Saldanha, é um dos convidados para o Global Summit. O evento é uma iniciativa da Creative Commons e reúne profissionais de diversas áreas ao redor do mundo para debater pontos que permeiam o universo online e os direitos autorais. O Global Summit 2013 ocorre entre os dias 20 e 24 de agosto, em Buenos Aires, Argentina.
O tópico sobre direitos autorais no universo online é uma das dúvidas freqüentes quando um trabalho é colocado na nuvem. A organização sem fins lucrativos Creative Commons (CC) é um dos meios para legalizar possíveis usos e alterações de um produto. A autorização acontece através de licenças que variam de acordo com o interesse do autor e fogem do padrão “todos os direitos reservados”. Populares no mundo todo, a CC organiza um encontro bienal para exposição de trabalhos relacionados ao tema e rodas de discussões, o Global Summit. “O evento não é propriamente acadêmico nem também jurídico. É uma espécie de reunião mundial de pessoas que querem apresentar seus pontos de vista a respeito da necessidade de pensarmos sobre a internet, sobre as regras de propriedade intelectual, sobre a lógica do compartilhamento de informações”, explica Saldanha.
Dentro da programação, o professor Alexandre Saldanha participará do painel Evading a Two-Edged Sword - A Differential Approach for Advocating CC. “Pra mim será uma experiência importantíssima, pois terei contato com pessoas do mundo inteiro (Israelenses, Venezuelanos, Americanos, etc) conhecendo as formas como cada país vem discutindo os temas em destaque”, comenta o professor que também é o coordenador do Grupo de Estudos de Direitos Humanos e Acesso à Cultura Livre na instituição. Os temas estudados no grupo são diretamente relacionados aos que estão pautados para o Global Summit. “Esta experiência será transmitida aos alunos, colegas, abrindo possíveis oportunidades de trocas de experiência no futuro”, completa o advogado.
Grupo de Estudos de Direitos Humanos e Acesso à Cultura Livre
O Grupo de Estudos da Aeso-Barros Melo discute como os impactos provocados pela cibercultura fazem surgir novos direitos, focando nos direitos que estão associados à internet, abertura de acesso à informação, liberdade de expressão e de comunicação, com uma ênfase na necessidade de releitura das tradicionais regras da propriedade intelectual, tendo em vista os avanços tecnológicos e novos comportamentos sociais. O professor Alexandre Saldanha desenvolve pesquisas sobre o tema há cerca de 5 anos, assunto que também aborda no Doutorado ainda em curso na Universidade Federal de Pernambuco. Os Direitos Humanos estão em destaque não só no Grupo de Estudos, como também no curso de Direito da instituição que tem disciplinas exclusivas ao tema.