Movimentos Estéticos da Fotografia

abril. 29, 2011

Coloridas, em preto e branco, com brilho, opacas. De várias formas, as fotografias registram momentos, que podem ser encontros casuais, festas, e principalmente, fatos históricos. Para falar sobre fases centrais na consolidação do campo fotográfico, as Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) realizam, em parceria com o curso de Fotografia da instituição, o curso de extensão: A Fotografia por meio de seus movimentos estéticos (1839 à 1950).

Os encontros acontecem dias 18, 19, 20, 25 e 26 de maio, sempre das 14h às 18h. É voltado para estudantes de diversas áreas e interessados no tema. O curso traz uma visão teórica acerca dos movimentos estéticos, passando por quatro períodos seminais: invenção da fotografia, pictorialismo, photo-secession, nova fotografia/nova objetividade e a fotografia humanista francesa. O investimento é de R$ 105 (alunos da instituição), R$ 150 (público externo). Inscrições até 16 de maio no site da faculdade – há 40 vagas disponíveis. O pagamento deve ser realizado na recepção da instituição.

Como ministrante está Paulo é mestre em Sociologia pela USP, cuja dissertação é voltada para o estudo da fotografia. Tema: “August Sander e Homens do século XX: a realidade construída”. É fotografo há mais de 20 anos. Foi professor no curso de Bacharelado em Fotografia do Centro Universitário SENAC-SP, onde ministrou disciplinas como: Sociologia, História da Fotografia na América Latina e Movimentos Estéticos da Fotografia.

“A extensão objetiva proporcionar espaço para ampliação dos conhecimentos teóricos acerca da fotografia. Desta maneira, espera-se abarcar conceitos que completam as propostas curriculares, proporcionando, também, uma interação entre o profissional e participantes”, comenta Nicole Cosh, coordenadora do Bacharelado em Fotografia da Aeso-Barros Melo.

Detalhes do conteúdo:

1. O contexto da invenção da fotografia: os casos europeu e brasileiro
2. Pictorialismo: a fotografia européia oitocentista reivindicada como arte
3. Photo-Secession: do pictorialismo à fotografia moderna, e a criação de um mercado de arte fotográfica.
4. A fotografia na era da República de Weimar: Nova Visão, Nova Fotografia, Nova Objetividade e Fotografia Exata.
5. A fotografia humanista francesa

Observação: A realização do curso está condicionada a formação de turma com, no mínimo, 30 inscritos.

Serviço:
Curso de extensão: A Fotografia por meio de seus movimentos estéticos (de 1839 a 1950)
Quando: 18, 19, 20, 25 e 26 de maio
Local: Videoteca 2
Investimento: R$ 105 (alunos da Aeso); R$ 150 (público externo). Os pagamentos devem ser realizados na recepção da faculdade.
Vagas disponíveis: 40