#repercuteAESO: Campanha da Inata conscientiza sobre o Setembro Amarelo

Curso de Jornalismo - Olinda
outubro. 15, 2019

Motivação e valorização pessoal foram trabalhados em mensagens espalhadas pela instituição

*Por Joily de Souza e Larissa Cavalcante

O ritmo cada vez mais acelerado da vida pode, muitas vezes, se tornar algo cansativo e prejudicial, principalmente quando falamos do dia a dia de estudantes de graduação. As diversas demandas e cobranças, por resultados, podem  provocar desmotivação e até mesmo baixa auto-estima, resultando em um desgaste, que pode ter consequências graves. Pensando nisso, a Inata, agência experimental de Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), promoveu, no fim de setembro, uma campanha pró saúde mental, na instituição. Notas adesivas foram coladas nos espelhos dos banheiros da faculdade, com mensagens de incentivo e empoderamento, para lembrar aos estudantes sobre o  potencial de cada um. Além disso, uma fita amarela, símbolo da campanha de prevenção ao suicídio, foi instalada no hall de entrada.

O intuito era reproduzir a imagem da fitinha, que costuma representar o símbolo da campanha, mas os estudantes foram além e começaram a escrever mensagens de motivação uns para os outros. Compartilharam frases de incentivo e até o número de telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV), que possui voluntários para conversar com as pessoas que precisam desabafar sobre os seus problemas. O CVV oferece apoio emocional gratuito 24 horas por dia pelo telefone 188. A importância de buscar ajuda foi bastante pontuada nos  recados deixados no mural.

A estudante do 6º período de Jornalismo, Giovanna Andrade, confessa ter escrito a mensagem por achar importante conscientizar as pessoas que a vida importa, “ansiedade e depressão são os males do século, porque a gente vive sob muita pressão”.

Assim como Giovanna, a aluna Tarsila Castro, do 5º período de Jornalismo, acredita que mensagens positivas e de apoio para pessoas que sofrem de depressão são grandes aliadas para auxiliar na prevenção ao suicídio. “É importante mostrar que a pessoa não está sozinha e que outras ao redor acreditam na importância da vida dela, ajudando nessa caminhada. Escrevi no mural, porque acredito que muitos precisam apenas de uma mensagem de motivação”, considera.

Para a aluna Marcelly Santana, estudante do 4º período de Publicidade e Propaganda e estagiária da Inata, foi uma grande satisfação ter um feedback tão positivo na produção dessa campanha, principalmente pela interação que aconteceu no Instagram da agência.

Segundo a professora Rossana Nanuska, a ideia da campanha surgiu em uma reunião de pauta, no primeiro dia que os estagiários chegaram na Inata. A proposta foi lançada e a ação aprimorada ao longo dos dias. Toda a equipe fez parte da criação e do desenvolvimento do projeto, que foi realizado na última semana do mês.

VALORIZAÇÃO DA VIDA O ANO TODO

O encerramento da campanha aconteceu com uma publicação apresentando a psicóloga da instituição, Andréa Rapela. No post, ela falou sobre a importância da discussão sobre este tema e da necessidade de quebrar o preconceito contra o assunto para que as pessoas busquem acompanhamento profissional.

Em entrevista para o #repercuteAESO, Andréa também elogiou a campanha. “Essas ações nas instituições sensibilizam a comunidade acadêmica para acolher esse aluno e, a partir dessa abertura, o indivíduo se sente à vontade para falar e buscar um psicólogo”, ressalta. Segundo ela,  depressão é um sentimento de vazio e tristeza que precisa ter um cuidado especial. Ela ressaltou que a AESO-Barros Melo oferece apoio aos discentes, docentes e funcionários, que pode ser agendado na recepção da Faculdade.

*Texto colaborativo do Laboratório de Jornalismo da instituição.

repercurteaeso - colaboração -